quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sobre o Trem Bala Brasileiro

Termina hoje o prazo para a consulta pública do trem bala brasileiro.

Para se manifestar, basta acessar o seguinte endereço http://www.antt.gov.br/acpublicas/formulario.asp?evento=cp002/2009

Não tive tempo de estudar o assunto com a profundidade que queria, por isso, apresentei uma manifestação, limitada a minha opinião pessoal sobre o assunto, cujo teor segue abaixo.


"Prezados Senhores, Venho por meio do presente manifestar-me contra o "Projeto de Implantação do Trem de Alta Velocidade que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas", pelos motivos sucintamente delineados a seguir: 1) Sua implantação de per si não é feita dentro de um plano nacional de transporte ferroviário, mas tão somente para atender um momento histórico do Brasil da próxima década (Copa do Mundo e Olimpiadas), situação essa que poderá acarretar nas mesmas consequências dos malfadados planos ferroviários já praticados no Brasil ao longo da história. 2) Seu custo é extremamente elevado, sendo que com tais recursos diversas outras obras de transporte público poderão realizadas, de modo a interligar as cidades envolvidas e melhorar o transporte público nestas cidades. 3) O risco de insucesso - comercial, administrativo - é extremamente alto, tendo em vista: (i) a falta de capacidade deste meio de transporte para atender a demanda existente e futura; (ii) o custo da passagem de trem que não será acessível à grande parte da população, implicando numa elitização deste meio de transporte. 4) Há uma ociosidade nos aeroportos de São Paulo (GRU) e do Rio de Janeiro (GLG) que poderiam ser aproveitadas caso houve investimento no transporte público local para tais aeroportos (ex. expansão do metro ou trens das centralidades dos municipios do Rio e de São Paulo para tais aeroportos) 5) Há um subaproveitamento do aeroporto de Viracopos, o qual poderia ser integrado ao aeroporto de Guarulhos e o de Congonhas por trem especifico - sem ser de altissima velocidade como se pretende). Sem prejuízo de outras razões, jurídicas inclusive, são estas as razões pelas quais não concordo com a implementação do Trem Bala no Brasil, considerando um investimento dessa magnitude em mera "extravagância" para as necessidades do Brasil e dos Estados e Municípios envolvidos. Por fim, creio que este assunto deva ser decidido através de plebiscito, ao menos nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro com ampla campanha elucidativa prévia. Atenciosamente Victor Barau"


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